sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Miniato

São Miniato

Conhecido também como São Minias.


Morreu em Florença Itália em 250 DC. Miniato era um soldado estacionado em Florença converteu-se ao cristianismo lê espalhou sua fé aos seus camaradas e durante as perseguições do Imperador Decius ele foi martirizado. A tradição relata que Miniato era um mercador do Leste, mas outra versão o coloca como um príncipe da Armênia o qual tornou-se um cristão durante uma peregrinação a Roma. Depois ele mudou-se para Florença, onde sob o Imperador Decius foi perseguido e martirizado. É dito que devido a sua procedência real, a ele foi oferecido varias vezes a oportunidade de renunciar sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos, mas ele rejeitou a todas as ofertas. Assim foi finalmente decapitado perto da atual “Praça della  Signora”.

De acordo com a tradição, São Miniato pegou sua cabeça e a colocou no lugar e passou por todos o presentes atônitos, passou por um local chamado Arno e foi andando até a colina onde está hoje a sua igreja. Naquele tempo o Monte Fioretinus era cheio de templos pagãos e apenas um pequeno oratório dedicado a São Pedro. 
Na arte litúrgica da Igreja, ele é representado como um príncipe segurando uma coroa; ou 2) ou coroado com uma palma; ou 3) com um lírio ;ou 4)  carregando sua cabeça.
Ele é venerado em Florença onde a igreja mais bela, é a ele dedicada.
Suas relíquias estão em uma linda cripta. O mosaico da fachada mostra São Miniato segurando  o que parece ser um sextante, e ele está de um lado do Pantogrator e do outro está a Virgem Maria.
Sua festa é celebrada no dia 25 de outubro.

0 comentários:

Postar um comentário