sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Josaphat

São Josaphat
   SJosaphat.jpg (16057 bytes)
Conhecido também como São Josaphat Kuncewics
 
Nasceu em 1580 em Volodymyr, na Lituânia ( moderna Ucrânia)
Seu pai era conselheiro municipal e sua mãe era conhecida com uma piedosa mulher. Educado na Igreja Ortodoxa Rutheniana a qual em 23 de novembro de 1595 se uniu a Igreja de Roma. Treinado como mercador em Vilna, a ele foi oferecido uma sociedade nos negócios e um casamento com a filha do sócio, mas sentindo o chamada religioso ele agradeceu a oferta e se tornou um monge da Ordem de São Basil (São Basílio) em Vilna, com a idade de 20 anos em 1604 tomando o nome de Josaphat.
       A fama de suas virtudes rapidamente se espalharam e pessoas as mais variadas e as mais          distingas o visitavam para pedir os seus conselhos e a sua benção. Ele era erudito e             depois que entrou para a Ordem o numero de noviços aumentou muito.
Foi diácono e foi ordenado padre, no rito bizantino, em 1609.
O superior de Josaphat de nome Samuel nunca aceitou a união com Roma e procurava um modo de lutar contra o catolicismo romano e os Uniats, nome dado aqueles que aceitavam a união das Igrejas. Conhecendo o trabalho de Samuel, Josaphat com muito desgosto teve que levar ao conhecimento de seus superiores em Kiev que removeram Samuel do seu posto e colocaram Josaphat em seu lugar.
Pregador famoso dotado de notável eloquência ele trabalhou para unir os fieis e trazer os cristãos de volta a Igreja. Foi indicado Bispo de Vitebsk. Muitos religiosos temendo a interferência de Roma na liturgia e nos costumes nativos não desejavam se unir a Roma. O Bispo Josaphat acreditava na união e pessoalmente ensinada que a unidade era do maior interesse da Igreja e pelos seus sermões, ensinamentos, reformas clericais e o seu exemplo pessoal, ele levou grande parte da Igreja Ortodoxa da Ucrânia para a união. Nunca completamente aceito pelos dois lados, ele algumas vezes levantou objeções da Igreja Romana e do Arcebispo Polotsk, Lituânia em 1617 .
Quando Josaphat participava da Diet de Varsóvia em 1620 um grupo de dissidentes , com apoio dos Cossacos formaram um grupo anti-uniao e espalharam a acusação de que Josaphat havia se tornado um Bispo "Romano" e que seu s seguidores seriam forçados fazer o mesmo e colocaram uma figura de usurpador na cadeira do Arcebispo. Não ligando aos avisos Josaphat foi para Vitebsk para tentar corrigir o mal entendido e acalmar os distúrbios. O exercito permaneceu leal ao Rei que permanecia leal a Unificação e assim o exército tentou proteger Josaphat e o seu clero.
Mais tarde no final de 1623, um padre anti-união chamado Elias gritou insultos a Josaphat em seu jardim e tentou entrar em sua residência. Quando ele foi removido uma multidão havia se formado e forçou a sua libertação. A mentalidade da multidão tomou conta e eles invadiram a casa de Josaphat que tentou em primeiro cuidar da segurança de seus seguidores antes de fugir, mas não conseguiu escapar a tempo e foi martirizado pela súcia indomável.
Sua morte foi um choque para ambos os lados da disputa e trouxe alguma sanidade e um período de calma no conflito.
Ele morreu em 12 de novembro de 1623 . Foi surrado com bastões, atiraram nele e rebentaram sua cabeça a pauladas em Vitebsk, Belarus e depois seu corpo foi atirado no Rio Dvina, mas foi recuperado mais tarde. Enterrado em Biala, Polônia e quando de seu traslado 5 anos após sua morte, seu corpo foi encontrado incorrupto.
Foi beatificado em 1643 e canonizado em 1876 .Foi o primeiro santo do Leste canonizado por Roma.
Ele é padroeiro da Ucrânia.
 
Sua festa é celebrada no dia 12 de novembro.

0 comentários:

Postar um comentário