sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Huberto de Liége


São Huberto de Liége
SHuberto.jpg (12957 bytes)

Nasceu em 656 DC em Maastricht, Holanda. Neto do Rei de Toulouse , filho mais velho de Bertrand, Duque da Aquitaine e era um rapaz de vida dissoluta na corte de Nuestria no nordeste da França. Por razões políticas ele emigrou para a Austrásia na fronteira da França com a Alemanha. Casou-se me 682 com Floribanne, filha de Dagoberto, Conde de Louvain .
Pai de um filho, Huberto tinha paixão pela caça . Certa vez quando caçava alces ele teve uma visão de um crucifixo preso entre os chifres do alce e uma voz disse: "Huberto se não voltar para o Senhor e levar um vida santa em breve irá para o inferno." Isto foi uma experiência inesquecível para Huberto e que o converteu na hora.
Tornou um estudante espiritual de São Lambert, devotado as causa dos pobres. Quando, logo depois, sua esposa faleceu, Huberto renunciou de todas as sua posses e passou a guarda do seu filho para o seu irmão e entrou para um convento para estudar e ser religioso. Após ser ordenado, serviu como ajudante de São Lambert fez uma peregrinação a Roma e, quando voltou São Lambert havia sido assassinado em Liege. Algum tempo depois foi indicado bispo de Maastrich e pela sua excelente eloquência nas sua pregações e sermões converteu centenas e com sua generosidade para com os pobre ele limitou os gasto da Diocese de todas as coisas desnecessárias para poder ajudar os pobres e doentes. Teve uma segunda visão e defendeu a memória de São Lambert e construiu uma igreja no local do martírio de São Lambert e mais colocou os restos mortais do seu mentor na capela desta igreja. Primeiro bispo de Liege ele evangelizou a região da Ardena e converteu inúmeros pagãos sendo por isso chamado de o "Apostolo da Ardenas". Ele caçava templo pagãos e os punha abaixo e destruía seus ídolos e em geral convencia os recém convertidos a destruírem seus antigos templos. Ele predisse a sua morte e morreu quando recitava o padre nosso. Diz a tradição que curava os doentes apenas com sua benção.
Faleceu no dia 30 de maio de 727 em Fura (moderna Turquia) e foi enterrado na Igreja de São Pedro em Liége, Bélgica. Suas relíquias foram trasladadas em 825 para a Abadia que recebeu o nome de Abadia de São Huberto. Muito reverenciado na Idade Media teve varias ordens militares com o seu nome em sua honra. Seu gosto pela caça levou a ser o padroeiro dos caçadores e dos cachorros perdigueiros. (cães de caça) .
Seu nome significa mente brilhante.

Sua festa é celebrada no dia 3 de novembro

0 comentários:

Postar um comentário