sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Francisco Xavier

São Francisco Xavier
SFranXavier.gif (16755 bytes) 
Francisco Xavier nasceu no castelo de sua família em Xavier, Navarro Espanha em 1506. Ele estudou na Universidade de Paris e recebeu seu doutorado em 1528. Ali ele conheceu Santo Inácio de Loyola que o convenceu a fundarem a Companhia de Jesus, os Jesuítas. Assim Xavier, Loyola e 6 outros tomaram seus votos em Montamant e três anos mais tarde Xavier foi ordenado em Veneza e foi com Inácio para Roma onde o Papa aprovou a Ordem em 1540.
No mesmo ano, Francisco e o Padre Simão Rodrigues foram para Lisboa onde o Rei João III os recebeu como hóspedes. Em abril de 1541 foi indicado como Núncio Apostólico nas Índias. Ele chegou em Goa, Índia em 1542 e depois foi para Malaca, Malásia, e Morotai na Indonésia. De 1549 a 1551 ele evangelizou parte do Japão.
Em Goa, enquanto aguardava o návio para a India, ele pregava nas ruas, ensinava as crianças o catecismo e curava os doentes. Ele teria convertido toda a cidade.
Foi um missionário com um tremendo sucesso em 10 anos da Índia e mais tarde no Japão, batizando mais de 40.000 convertidos. Dizem que ele almoçava com caçadores de cabeça, lavava os leprosos e chegou a batizar 10.000 em um só mês. Ele resistia as piores condições, chegando a sofrer extremos de frio e de calor em suas viagens. Ele sempre procurava os pobres e os abandonados. Viajava as vezes centenas de quilômetros a pé e com isso conheceu grande parte do povo do Extremo Oriente. Tinha o dom de aprender rapidamente as línguas e os dialetos e fazia milagres sempre que era necessário convencer os descrentes. Certa vez acalmou uma tempestade apenas com sua benção e de outra curou uma menina cega. Curou vários leprosos apenas com sua benção e oração.
No ano que foi eleito Provincial da Índia e do Leste, ele planejava ir para a China.
Ele é também chamado de o "Apóstolo da Índia ".
Ele veio a falecer na Ilha de Shabgchwan, na costa da China em 2 de dezembro de 1552.
Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV e declarado patrono de todas as missões estrangeiras pelo Papa Pio X .
Sua festa é celebrada no dia 3 de dezembro.

0 comentários:

Postar um comentário