sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Esperidião

São Esperidião

 
 
São Esperidião de Tremithius, tambem chamado Spyridon de Tremithius foi um criador de ovelhas que foi torturado  durante as perseguições do Imperador Diocleciano. Famoso pelos seus conhecimentos da biblia, Esperidião  já era casado e tinha filhos quando foi elevado ao bispado de Tremithius. A tradição diz que ele atendeu ao Consílho de Nicaea em 321 mas o seu nome não está na lista oficial dos bispos que nela compareceram.
Ele compareceu ao Concílho de Sardica em 343 no qual Constantino requereu a condenação de Atanásio de Alexandria. A tradição diz que Eperidião foi um dos defensores de São Atanasio, que mais tarde foi considerado um dos grande  filósofos e Doutor da Igreja pelos trabalhos sobre o grande mistério Jesus-Homem-Deus.
 
A tradição diz que certa vez ele ordenou a um lingote de ouro que retornasse a sua forma original e o lingote se tornou uma serpente.
 
Outra vez, ouvindo um diácono  ler as Escritura e percebendo que o leitor estava usando sua habilidade para atrair a atenção para sí mesmo e não para as palavras do Senhor, ele silenciou o diácono que imediatamente  entendou seu erro e perdeu todo o desejo de chamar a atenção sobre si. 

Converteu um proiminente filósofo usando um pote para explicar o conceito da Santissima Trindade. O pote é feito de três elementos: terra ,fogo e agua e acaba unido em um só pote. Durante esta lição a água fluiu da parte de baixo do pote  e uma chama saiu de seu interior.
Por isto ele é o padroeiro dos fabricantes de potes de barro.
 
São Esperidião morreu em 348. Ele é padroeiro da Grécia e dos oleiros.
 
Sua festa é celebrada no dia 14 de dezembro

0 comentários:

Postar um comentário