sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

São Damasus


São Damasus
 SDamasus.jpg (18968 bytes)
 
São Damásio ou São Damaso  
Nasceu em 306 em Roma e foi criado em uma família piedosa.Seu pai era sacerdote em Roma e Damasus serviu por um longo tempo com diácono na igreja de seu pai. Mais tarde se tornou um padre e devido ao seu vasto conhecimento das Escrituras foi escolhido assistente do Papa Libérius. Com 60 anos foi eleito Papa em uma eleição muito disputada na qual a minoria elegeu um antipapa chamado Ursinus. Os dois reinaram simultaneamente em Roma o que eventualmente acarretou violentos brigas entre os partidários dos dois lados.
Seu pontificado ainda sofreu com o aparecimento do Arianismo (veja no final da biografia nesta página) .
Com isso ocorreram vários Cismas em grupos na Antióquia , Constantinopla , Sardenha e Roma, mas ele com muita fé e sabedoria conseguiu que no final o Cristianismo fosse declarado a religião oficial do Estado de Roma.
A oposição foi banida pelo imperador Valentino. Em 378 um Sínodo Geral deu a Damasus completa autoridade sobre a Igreja. Ele emitiu um édito proibindo presentes para os padres e bispos. Era um vigoroso oponente do Arianismo e do Apollinarismo e de outras heresias. Ele enviou legatários ao Consilho de Constantinopla em 381 os quais aceitaram os ensinamentos do papa e denunciaram o Arianismo e o Macedonismo ( que dizia que o Espírito Santo não era Divino). Enfim Damasus conseguiu numa época terrível e difícil, unificar a Igreja em torno de seus ensinamentos. A Igreja foi estabilizada em 380 DC e os Imperadores Gratian e Theodosius reconheceram o Cristianismo como a região oficial de Roma.
Ele nomeou São Jerônimo para traduzir as escrituras para que é hoje conhecido como "Vulgate". Damasus restaurou as catacumbas, os santuários, os túmulos dos mártires e compôs lindos epitáfios, muitos dos quais ainda existem e ele encorajava a peregrinação aos locais das tumbas dos mártires.
O seu mais famoso poema foi dedicado a São Tarcísio ( padroeiro dos acólitos e coroinhas). Ele certa vez escreveu que gostaria de ser enterrado nas catacumbas com os mártires, mas a sua presença profanaria aquele local sagrado.
Após a sua morte ele foi venerado em uma cripta no Cemitério de São Calistus, com um epitáfio de que dizia:
Eu Damasus, gostaria de ser enterrado aqui, mas temo que minhas cinzas ofenderão as dos santos que aqui jazem ".
Ele foi enterrado com sua mãe e irmã em uma pequena capela que ele havia construído na Via Ardeatina.
Damasus era um notável escolar bíblico e publicou vários canôns das Sagradas Escrituras e especificou quais eram os livros autênticos da Bíblia por um decreto no Consilho de Roma em 374. Ele também organizou coleção do arquivos papais.

Dez de suas cartas sobreviveram ao tempo e estão guardadas no seu Santuário. Ele faleceu em 384 e seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. 
Na arte litúrgica da Igreja ele é representado: 1) como um Papa segurando um anel, ou 2) com São Jerônimo, ou 3) restaurando locais sagrados ou 4) com uma igreja ao seu lado.
Ele é o padroeiro dos arqueólogos .
Sua festa é celebrada no dia 11 de dezembro

0 comentários:

Postar um comentário