segunda-feira, 17 de setembro de 2012

São Roberto Belarmino


São Roberto Belarmino
SRobertoBelarmno.jpg (12206 bytes)
Nasceu em Montepulciano, Itália em 4 de outubro de 1542
Sua mãe Cinzia Cervini, era sobrinha do Papa Marcelus II e era muito dedicada a orações, meditações, jejum e penitencias.
Roberto entrou para a Ordem dos Jesuítas em 1560 e após a ordenação foi ensinar em Louvian onde ele ficou famoso pelos seus sermões em Latin. Em 1576 ele foi nomeado para a controvertida cátedra de Teologia no Colégio Romano. Tornando-se reitor em 1592, ele tornou-se o Provincial de Nápoles em 1594 e Cardeal em 1598.
Este notável escolástico devotou-se a servir a Deus e a defender a Santa Sé apostólica contra os anti clérigos de Veneza e contra dogmas políticos que o Rei James da Inglaterra queria impor.
Ele compôs exaustivamente vários trabalhos contra os hereges do seu tempo com um raciocínio teológico irrepreensível e inabalável.No campo das relações Estado-Igreja ele tomou uma posição que hoje e tida como fundamentalmente democrática, e que a autoridade se original de Deus, mas confirmada pelo povo e investida pelo povo, o qual que teria que confirmar os seus governantes, posição muito avançada para a sua época.
São Belarmino era o conselheiro espiritual de São Luiz Gonzaga e ajudou a São Francisco de Sales a fundar a Ordem dos Salesianos e com prudência conseguiu impedir sanções severas a Galileu. Ele deixou importantíssimos trabalhos incluindo alguns de devoção e instrução religiosa. Ele faleceu em 1621 .

Sua festa é celebrada no dia 17 de setembro

0 comentários:

Postar um comentário