sábado, 29 de setembro de 2012

São Maurício Belvisoti

São Maurício Belvisoti  



Nasceu no ano de 1686 em  Piedmont, Italia  como Maurice Belvisotti, ordenado padre em 1710 na diocese de Vercelli. Foi pároco por 6 anos. A ele foi oferecida uma posição com autoridade na Diocese mas ele declinou. Em maio de 1716 ele começou  como noviço no monastério dos Capuchinhos em Turin e ficou 54 anos a serviço da Ordem. Sob a direção do um noviço com a metade de sua idade Mauricio serviu com humildade Em 1717 foi indicado para o convento de Saluzzo e serviu como sacristão. Noviço mestre  em Chieri  de 1731 a 1744 .Um problema nos olhos fez com que ele abonasse o cargo por dois anos.
Quando recuperou a saúde foi indicado capelão do exército do Rei de Piedmont que lutava contra as forças invasoras Franco-espanholas. Ele  foi notável  no seu trabalho no campo de batalha como ministro e acabou sendo ferido. Após o fim da guerra voltou para o monastério dos Capuchinhos onde serviu como confessor e instrutor religioso e passava grande parte do seu tempo visitando os doentes e pobres em Turin, pregando e dando sacramento aos milhares de devotos que vinham ouvir seu sermões e receber sua benção.
Seus contemporâneos diziam que ele era um notável e vibrante pregador.
Diz a tradição que alguns doentes eram curados apenas pela sua benção. Faleceu no dia 22 de setembro de 1770 em Turin  e logo o seu túmulo passou a ser local de peregrinação  e vários milagres foram creditados a sua intercessão.
Em 17 de abril de 1966 foi beatificado pelo Papa  Paulo VI e no dia 2 de dezembro de 2001  outro milagre atribuído a intercessão de São Mauricio foi devidamente comprovado, e no dia 19 de maio de 2002 foi canonizado pelo Papa João Paulo II .

Sua festa é celebrada no dia 22 de setembro.

0 comentários:

Postar um comentário